Pular para o conteúdo principal

DÉCADA ROMÂNTICA

Era início dos anos 80, a efervescência dos embalos de sábado à noite ainda permanecia vigorosa entre os jovens dessa década, e apesar do tempo da brilhantina ter cedido naturalmente o seu lugar, a liberdade impulsiva, que nele despontou, transpassou décadas e internalizou-se nas gerações sucessoras, em um dancing days sem fim.

Foi bem nessa época em que descobri o desejo pelo ser oposto, porque, até então, de afeto, só conhecia o da família e o da amizade, desconhecia, portanto, essa nova nuance. Interessante que as paixões se sucediam na mesma velocidade em que desvendava e conhecia esse inexplorado território emocional. Depois da descoberta dessa faceta afetiva, meus olhos – dedo de Midas – tudo o que tocavam, transformavam em objetos de paixão.

Certa noite, quando da data comemorativa da padroeira local cuja celebração era realizada com missas, lapinha ou pastoril (cordões azul e encarnado), quermesse e parques com direito à canoa, roda-gigante, bate-bate, pescaria, tiro ao alvo e afins; rolava uma festinha americana, na casa de conhecidos, regada a músicas da parada de sucesso do momento. Tempo em que cada faixa etária tinha o seu tipo de diversão, porque, até então, não era permitido tudo junto e misturado, o que, devido à minha idade, fez-me ficar ao largo, só ouvindo e bisbilhotando aquele universo encantado da adolescência. Porém, como já mencionado, eu estava com o olhar do rei da Frígia, e ao mirar para o salão improvisado, lá estava ela, cabelos encaracolados, vestida na moda, corpo em perfeita sintonia com o som que reverberava mundo afora (Stayin' Alive) − celebração dionisíaca moderna. 

Apesar da profusão de sons e luzes (música, sussurros, falas, gritaria, luminárias policromáticas e globo espelhado), nada tirava o meu foco daquela figura singular. Dentre tantos acessórios desnecessários, pois sua beleza natural independia deles para prevalecer, um tornou-se o símbolo dessa minha nova paixão: o par sedutor composto por sandálias plásticas e meias soquetes com fios metálicos coloridos. Foi como se tivesse sido transportado por todo o arco-íris e chegado ao valioso tesouro no final, tal foi o êxtase sentido por mim naquele momento.

Embora ainda estivesse tomado por forte enleio, contive-me, e sob a penumbra da minha timidez pré-adolescente, vi a garota sair rumo à outra diversão. De início, segui-a só com o olhar, depois, a passos lentos, até vê-la se acomodar no assento da roda-gigante. Quando o brinquedo começou a girar, fui aproximando-me de mansinho, até ficar bem próximo afim de observar, de baixo para cima, aquela que prendia o meu encantado olhar. Não sei quanto tempo ali permaneci, imaginando, dias e dias, nós dois dançando ao som de "How deep is your love", enquanto eu, ao pé do ouvido dela, perguntava o que sentia por mim.  Até hoje, não fiquei conhecedor da resposta. Mas o que importa é que aquele instante foi o suficiente para que essa cena ficasse em minha mente para o resto da vida.

Criado em: 23/06/2020 Autor: Flavyann Di Flaff


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DAS BASES

  Como em um círculo vicioso, neste país, em todo sufrágio, percebemos, de forma descarada, a atuante presença do mirífico corporativismo das necessidades individuais. Elas subjugam, subvertem e relegam a utilidade coletiva das instituições a meros vínculos empregatícios, como nos tempos de outrora. Criado em : 06/10/2019 Autor : Flavyann Di Flaff

TOLICE

  Um dia, customizaram Deus, e conhecemos uma divindade submissa aos muitos e distintos caprichos de cada um dos seres humanos. Em seguida, customizaram a razão, e criaram o que não existia em seus pressupostos: a unanimidade. Então, ao defini-la, Nelson Rodrigues bem traduziu toda essa adaptação.   Criado em : 24/06/2021 Autor: Flavyann Di Flaff

O MUNDO PERFEITO

  O mundo tá em franca decadência! Tem religioso, celerado enrustido, prescrevendo penitência a quem se confessa invertido.   Tem conservador progressista e progressista conservador. Corolário de um teatro congressista pra engabelar o incauto eleitor.   Segue o bonde sem freio desse mundo ilusório. O que é determinado pelo meio é certamente provisório.   Vende o pão assado no forno, que há pouco ardia, o cidadão, pelo capitalismo, alienado, pra obter o seu pão de cada dia.   O mundo tá perdido! Tem legalista contraventor e contraventor legalista. Assim, o cidadão é iludido até onde alcança a vista.   Esse é o mundo perfeito para qualquer salvador que pretende ser eleito. Um mundo repleto de discursos “olho por olho, dente por dente”, que atendem a externos impulsos por uma igualdade aparente.   Criado em : 05/02/2024 Autor : Flavyann Di Flaff